Salvador, Brasil. 2014-08-22.
 
 
 
Cadastre-se | Identifique-se | Buscar:  
NotíciasA Notícia

Brasil - Bahia - Salvador - Pituba - Cidadania
Alunos estudam o bairro da Pituba
Redação Portal Pituba • 27/09/2006 - 14:50:58

Portal Pituba

Conhecer melhor o bairro em que a escola está inserida, a fim de se integrarem como parte da comunidade, oferecendo sugestões de melhorias nas áreas de trânsito, econômica e social é o objetivo da aula de campo que os alunos da 6º série do Colégio Anchieta participaram no inicio dessa semana no bairro da Pituba.

Durante as aulas, os alunos percorreram as principais ruas do bairro e observaram os aspectos naturais (meio ambiente), os tipos de habitação, a relação entre as classes economicamente diferentes, o desenvolvimento do setor imobiliário e de pontos comerciais junto às áreas residenciais além da poluição das praias, ruas e avenidas.

De acordo com o professor de história, Alysson Mustafá, a Pituba é o terceiro maior bairro de Salvador, com mais de 200 mil habitantes. Além disso, tem uma grande extensão territorial que abriga seis avenidas (Tancredo Neves, ACM, Magalhães Neto, Manoel dias da Silva, Paulo VI, Av Octávio Mangabeira). “ A Pituba possui características divergentes. Ao mesmo tempo o local é considerado de classe média-alta, assim como, também é conhecido com um dos bairros com o maior índice de criminalidade de Salvador.”

A aula de campo soma-se ao conteúdo que é dado em sala de aula e proporciona ao aluno a oportunidade de ver com outros olhos lugares que habitualmente passam despercebidos num passeio comum. O roteiro incluiu pontos importantes da Pituba como o Parque da Cidade e a praia.

Durante o passeio, o professor e os alunos chegaram à conclusão de que o bairro da Pituba possui alguns contrastes gritantes. Condomínios de luxo como o Pituba Ville e o Aquarius, convivem com regiões que sofrem de certa ausência do poder público. “Durante muito tempo uma parte do bairro que faz limite com a Magalhães Neto era uma favela. Quando começou a expansão imobiliária agir com mais força no bairro, aquelas populações foram afastadas e jogadas para outro lugar. A especulação mobiliária atuou no bairro de uma maneira mais organizada, afirmou Mustafá.

Com relação ao comércio do bairro, os estudantes também aprenderam que a partir do fim da década de 70, com a construção do shopping Iguatemi, o eixo financeiro empresarial de Salvador foi transferido da região da Avenida Sete e Carlos Gomes para o Iguatemi e Tancredo Neves, que fazem parte do complexo da Pituba. “A maior parte da população da cidade que pertence as classes favorecidas residem aqui na Pituba, então nada mais natural que o eixo econômico e financeiro esteja nessa área, concluiu o professor.

Na próxima semana, os estudantes irão apresentar no colégio um relatório com as conclusões obtidas pelo passeio e apresentar sugestões de melhorias no bairro.




Notícias Relacionadas
Feirão deve injetar R$ 40 milhões no varejo
Em 2014, classe C será 58% da população
Consumidor precisa cadastrar NIS na Coelba para garantir
Consulta ao 1º lote de restituições do IRPF 2011
Nota Cidadã: Nove mil já se inscreveram
 
Resolução mínima recomendada de 800x600 © Copyright 2003-2008, Click Interativo Multimídia. Todos os direitos reservados.